Conhecer o perfil do comprador de imóveis brasileiro é muito importante para que fechamentos de bons negócios aconteçam no futuro. Se você é um investidor, é essencial um estudo acerca das preferências desses compradores e até de quem busca um imóvel para alugar. A Bispo Imóveis pode te ajudar a compreender melhor o perfil do comprador de imóveis brasileiro para que você faça um investimento assertivo na hora de escolher imóveis para investir. Confira!
Prioridades
De acordo com os estudos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Brain, cerca de 71%[1] dos brasileiros escolhem morar próximos ao trabalho. A localização do imóvel é a prioridade na hora de comprar, assim, imóveis localizados em centros ou próximos aos comércios e complexos comerciais são privilegiados pelos compradores.
Além da maioria dos brasileiros considerar fortemente a localização na hora de escolher um imóvel, outro fator que consideram importante é a segurança da família, portanto buscam por locais com maior vigilância policial. Outra questão que também vale ser pontuada é que tomam as decisões baseados em indicações de amigos e familiares e das próprias imobiliárias.
Os brasileiros vêm se preocupando bastante com o quesito sustentabilidade. Ainda segundo a Abrainc, em parceria com a Brain, 56% dos entrevistados dizem estar disponíveis a pagar mais por imóveis que tenham sistemas de energia solar e de reaproveitamento de água da chuva, além de ambientes com áreas verdes.
Apesar da exigência na hora da compra dos imóveis, a correria do dia a dia acaba por não conceder tempo para uma busca minuciosa das propriedades desejadas, fazendo que os compradores visitem cerca de três imóveis (o que é considerado pouco, pensando em uma aquisição de valor alto e que pode perdurar na família por gerações) antes de adquirir o considerado ideal, portanto, imóveis que atendam a esses requisitos têm grandes chances de serem comprados rapidamente.
Atual conjuntura da compra de imóveis
Comparada aos números relativos à locação de imóveis ― que obteve um aumento de 0,29% ― a venda de imóveis tem registrado uma estabilidade de 0,9% de aumento nos últimos 12 meses. Assim, diversas pessoas têm preferido comprar imóveis ao invés de alugá-los.
Ainda, de acordo com os dados divulgados no FDR[2], nos casos das cidades fora das capitais, houve um aumento de financiamento imobiliário de 161% entre os meses de dezembro e janeiro de 2021, número baseado no crédito liberado para compra de imóveis do banco Itaú.
Gostou das informações, continue acompanhando nosso blog e entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre as possibilidade de investimento e administração dos seus imóveis.
[1] Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/02/22/localizacao-preco-e-indicacao-de-amigos-as-preferencias-do-brasileiro-ao-comprar-imoveis.ghtml
[2] Fonte: https://fdr.com.br/2022/02/23/financiamento-imobiliario-tem-grande-aumento-fora-das-capitais/